Regras

  1. A PTirc reserva-se ao direito de adicionar, modificar ou excluir qualquer regra sem aviso prévio.

  2. PTirc reserva-se ao direito de excluir qualquer utilizador da rede, caso esse mesmo utilizador quebre as regras ou prejudique o bom funcionamento da rede. Utilize este serviço como um privilégio e não um direito!

  3. Nenhum IRCop deverá utilizar o seu estatuto para prejudicar a rede.

  4. É estritamente proibido o uso repetitivo de comandos que possam causar lag (demora de resposta) nos servidores, entre eles comandos dirigidos aos serviços e também comandos como /me, /ame, etc. Pede-se aos utilizadores o máximo de compreensão possível.

  5. Nenhum utilizador deverá dar qualquer tipo de estatuto (op, voice, etc) a outro utilizador em qualquer canal sem primeiro consultar o fundador (excepto prévia autorização concedida pelo mesmo).

  6. Nenhum utilizador deverá pedir qualquer tipo de estatuto num canal. Semelhante pedido resultará, no mínimo, num kick de aviso e a insistência resultará em ban.

  7. Assuntos pessoais ou relativos a canais deverão ser resolvidos ou em PVT ou no respectivo canal. Transportar esse tipo de assuntos para outros canais resultará, no mínimo, num kick de aviso e a insistência na transgressão resultará em ban.

  8. SÃO INTOLERÁVEIS comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença ou que vise de qualquer outra forma prejudicar ou denegrir outro utilizador. Semelhante comportamento resultará, no mínimo, em banimento temporário da rede, e a persistência resultará em banimento permanente.

  9. Lembre-se que a PTirc poderá ser visitada por menores. Nesse caso espera-se que os utilizadores ajam em conformidade com a lei. Caso as leis sejam quebradas (assédio sexual, envio e/ou pedido de imagens menos próprias, conversas de teor sexual, etc), isso poderá levar a que os lesados apresentem queixa às autoridades.
    Nesse caso, a PTirc será obrigada a fornecer todos os dados relativos ao nick em questão, desde o seu IP (que poderá levar directamente até ao prevaricador) até ao email (caso o nick se encontre registado).
    Para evitar esse tipo de dissabores, pedimos  todos os utilizadores que se comportem devidamente na presença ou até mesmo em conversas quando encontrem menores na rede.
    Caso esse comportamento abusivo seja notado, poderá levar ao impedimento temporário ou mesmo definitivo do abusador se ligar à PTirc.


  10. No caso de algum utilizador presenciar algum tipo de comportamento indevido, quer seja por parte de um outro utilizador, quer seja por parte de um membro do Staff, deverá dirigir-se ao #OperHelp e expor a situação. Caso prefira, poderá mandar um e-mail para a Administração, clicando aqui.

  11. Ao ser criado um canal, o nome do mesmo deverá ser o mais explícito possível, tal como a descrição do mesmo. O fundador do canal deverá fazer os possíveis para explicar as regras aos utilizadores, e a permanência nesse mesmo canal implica a total aceitação das regras.

  12. Todos os utilizadores deverão procurar ajuda nos canais adequados. Os canais oficiais de ajuda da PTirc sao: #Help (ajuda relacionada com comandos de IRC) e #OperHelp (ajuda em que seja necessário intervenção do staff).

  13. A presença de bots relativos a websites, rádios, e afins, necessitarão de aceitação por parte da Administração.